segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sentimento de culpa e remorso no Frei Luís de Sousa

O sentimento de culpa é um sentimento que temos depois de avaliarmos algo que fizemos de errado e possível de criticar. Remorso é um sentimento que temos por algo realizado no passado.
            Podemos relacionar estes dois conceitos com algumas passagens ou personagens do Frei Luís de Sousa. Tomemos como exemplo a cena XIV do acto segundo onde Madalena sabe que o seu ex-marido está vivo. Nesta cena Madalena tem estes dois sentimentos, culpa e remorso, devido a algo que aconteceu no passado. Em toda a história Madalena mostra algum sentimento de remorso pois casou-se pela segunda vez sem ter a certeza absoluta de que o seu marido tinha morrido.
É nesta cena que este sentimento é mais visível:
‘’Romeiro – Agora acabo: sofrei, que ele também sofreu muito. Aqui estão as suas palavras: ‘’Ide a D. Madalena Vilhena, e dizei-lhe que um homem que muito bem lhe quis… aqui está vivo… por seu mal… e daqui não pôde sair nem mandar-lhe novas suas de que há vinte anos que o trouxeram cativo.’’
Madalena – Deus tenha misericórdia de mim! E esse homem… esse homem… Jesus! esse homem era… esse homem tinha sido… levaram-no aí de onde?... de África?
Romeiro – Levaram.
Madalena – Cativo? ...
Romeiro – Sim.
Madalena – Português? … cativo da batalha de? …
Romeiro – De Alcácer Quibir.
Madalena – Meu Deus, meu Deus! Que se não abre terra debaixo dos meus pés? … Que não caem estas paredes, que não me sepultam já aqui? …’’

Sem comentários:

Enviar um comentário