sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Conceito de Drama


Drama. Um conceito algo relativo. Um drama, em termos normais, é uma peça de teatro, uma história escrita como um diálogo, com uma ou mais personagens. No entanto, podemos encarar este conceito de outra maneira. Uma visita ao dicionário levou me a isto: "um texto destinado a representação, independentemente de seu carácter de tragédia, de comédia, de farsa, etc”. Muitas vezes dizemos a alguém: “estás a fazer um drama dos diabos!”, ou uma variante dessa expressão, quando queremos dizer a essa pessoa que esta está a exagerar ou a potencializar demasiado uma situação que provavelmente podia ser resolvida facilmente e sem muito esforço. Esta pessoa está portanto, a dramatizar a sua situação, a criar um complexo de vítima, seja para ela mesma ou para outros.
Seria um drama dizermos que muitas destas tarefas que o professor nos propõe são um suplício e que as fazemos completamente à pressa e sem olhar ao que escrevemos e pesquisamos. Na realidade, não o são. Podem ser um pouco entediantes e gastar algum do nosso tempo, mas parecendo que não...têm a sua utilidade.
            Portanto, em conclusão, digo que o conceito de drama é algo que varia desde a sua definição literal, à exponencialização de algo mais pequeno. Este existe desde a Grécia Antiga, provando, de certo modo, que desde sempre que a arte e a vida estão intimamente interligadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário