sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O conceito de Piedade na Tragédia

Tragédia é dás mais antigas obras literárias representadas num espaço próprio, o teatro, é um dos mais importantes géneros literários legados pela Grécia antiga. São as obras de autores como Shakespeare, ou Esquilo, e de outros autores que fazem surgir uma forma evoluída da Tragédia. O género trágico, em sua forma mais pura, e dolorosa. Constantes os vários conflitos dados entre as personagens, estas normalmente sendo “pessoas de bem”, ou seja, pessoas com grande respeito umas pelas outras, leais, com uma personalidade bondosa, os incidentes ao longo da tragédia tendem a despertar terror e piedade nas personagens. 

Sendo piedade um sentimento de compaixão, de dor pelos males que ocorrem as pessoas, de revolta pela injustiça, de um sentimento de impotência. Se este é o significado mais conhecido, existe outro, para mim todas as pessoas crêem em algo que pode não existir, os Cristãos acreditam em Deus, os muçulmanos em Alá, etc…. Seja como for, há fé, pois mesmo quando estamos em momentos mais difíceis como nos aguentamos? Logo partindo do ponto em que as pessoas acreditam que aja um sitio melhor para onde ir depois da morte, estas têm de se “comportar” como merecedores desse lugar, é aqui que entra o conceito de piedade, pois na minha opinião piedade é uma essência que Deus permitiu ao homem ter, e cabe a este saber usa-lo. O homem não pode pensar em ir para um lugar melhor depois da morte, o lugar a que os crentes chamam de paraíso, sem utilizar esta capacidade, sem estender a mão a uma pessoa necessitada, ou pelo menos tentar, porque é assim que funciona a piedade por vezes não é o acto, mas sim o pensamento, o sofrimento silencioso pelo outro.

Piedade na minha opinião é um conceito muito difícil de definir, eu tenho sempre presente uma questão que nunca saberei a resposta, será que nós temos piedade pelo acontece aos outros ou apenas garantimos algo em troca para nós?
Acredito que podemos ter piedade voluntaria para com os outros, mas penso que podemos estar por outro lado, involuntário, a pensar em nós, na medida que pensamos que ao ajudar uma pessoa esta fica em divida para connosco.
A piedade é, muitas vezes, um sentimento dos males nos males de outro. É uma hábil previsão das infelicidades que nos podem acontecer, amparamos os outros para os comprometer em relação a nós em ocasiões semelhantes, e estes serviços que lhes prestamos são, a bem dizer, bens que oferecemos a nós mesmos adiantadamente.  

Depois de dar a minha opinião, falarei do conceito de piedade na tragédia.
Sendo piedade um sentimento que as personagens sentem uns pelos outros, seja, em que eles são o motivo do sofrimento do outro, ou sejam apenas uma personagem exterior, este sentimento esta sempre presente ate ao fim da tragédia. Este sentimento vai para lá das personagens, nós, os espectadores não conseguimos ficar imunes a este tipo de sentimentos. Através de um curso de eventos envolvendo actos dolorosos ou fatais, criam piedade e medo (terror), isto envolve o conceito de Catarse. _”Catarse, significando “purificação”, “evacuação” ou “purgação”, refere-se á purificação das almas por meio se uma descarga, libertação emocional provocada por drama.”


Assim catarse permite uma mudança na pessoa, se um homem bom passa da má para a boa fortuna, nós não sentimos terror; se um homem bom passa da boa fortuna para a má fortuna, nós sentimos pena, e não terror; se um homem mau passar da boa fortuna para a má fortuna, nós ficamos felizes da vida; e se um homem mau passar da má para a boa fortunas, nós sentimos repugnância.”



Isto passa pelas emoções que nós, espectadores sentimos, dependendo das opções da personagens.
Mas o memo não se passa entre as personagens, pois sendo no inicio, uma personagem de bem, esta não muda apesar das circunstancias, posso dar o exemplo do livro Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, neste livro a personagem de João de Portugal, voltando a sua casa depois de terríveis anos e sabendo que a sua esposa era casada com outro homem, este não pensou em causar dor a ela ou ao homem que o tinha substituído, não, João de Portugal sabendo quanto sofrera a sua mulher com a suposta morte não quis causar outro desgosto a quem amava tanto, assim preferiu afastar-se e ocultar-se. Esta personagem preferiu a felicidade de sua mulher a sua, tendo piedade, pela dor que tanto lhe causou. Este exemplo fala de piedade no seu sentido mais puro, pensando nos males de outro, João de Portugal mostrou que não mudou, continuou a ser o homem respeitável e de bem que se conhecia. É claro que este sentimento serve para dar veracidade a uma tragédia, mas este conceito vai mais para além disso visto que as personagens têm reacções diferentes dos espectadores. E que este conceito ser visto de uma maneira mais intima, do que o seu conceito básico.  

Sem comentários:

Enviar um comentário