quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pathos

Definição - é uma palavra grega que significa paixão, excesso, catástrofe, passagem, passividade e sofrimento. O conceito filosófico foi cunhado por Descartes para designar tudo o que se faz ou acontece de novo.
O conceito de pathos foi por nós estudado em filosofia em retórica. E nesse contexto pathos estava associado as características emocionais de um auditório. Termo associado às paixões, sentimentos que eram despertados pelas características vibrantes e sedutoras de um discurso.
A definição de pathos corresponde às emoções despertadas pelas obras trágicas escritas e dramatizadas pelos gregos da antiguidade clássica.
Ao relacionar o conceito Pathos com a leitura de “Rei Lear” de W. Shakespeare é fácil encontrar vestígios do dito termo. A obra começa quando Rei Lear, ao ver-se velho e farto de reinar, decide dividir quando o Rei decide dividir o seu reino pelas 3 filhas. Esta cena é para além do resto que vou falar aquela que decide todo o desenrolar da peça e o fim trágico.
É, como dizia, a cena em que melhor se repara a importância do pathos para quem o usa como arma de sedução. O Rei ao decidir dividir os terrenos pelas 3 filhas, decide também que antes disso elas provem ao pai o amor que sentem por ele, se é que na verdade ele existe.
As 3 filhas interessadas somente nas terras, usam o poder do discurso emotivo conseguindo com isso emocionar o pai ao ponto de ele se deixar levar por aquilo que é dito. Palavras bonitas e sensíveis são usadas numa pequena grande fala onde a filha mais nova e a filha do meio demovem o pai emocionalmente despertando nele um sentimento de afecto para com as filhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário