quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O conceito de Hamartía

Em Literatura, hamartía é um delito cometido pelo personagem de uma tragédia, que leva à peripécia. Este conceito teve origem na Poética de Aristóteles e na perspectiva deste, uma tragédia aproxima-se mais da perfeição quando esta tem peripécia. De acordo com Aristóteles, na tragédia ideal a peripécia deve-se seguir de uma hamartía, de modo a que o herói/personagem principal da tragédia, cometa este erro fatal e que o possa reconhecer.
 Aos olhos de Aristóteles, o herói/personagem trágico ideal, tem de viver um  reverso, havendo uma passagem da imensa felicidade para o fracasso total, para a infelicidade completa do personagem, sendo esta passagem consequente de um erro de extrema importância cometido pelo personagem, como uma decisão errada, uma lei quebrada, considera-se uma falha trágica designada por hamartía.
 Segundo Aristóteles, o ‘’carácter dá ao Homem as suas qualidades, mas são os seus actos que o tornam feliz ou miserável’’ portanto nesta visão das coisas, o que torna o personagem numa figura trágica é o facto de apesar de esta possuir deveras qualidades e virtudes, um simples passo em falso, erro, pode levá-la à sua auto-destruição.
  Ainda de acordo com o ponto de vista de Aristóteles, esta peripécia remetida de uma hamartía teria de consistir necessariamente na infelicidade de um homem bom. Desta forma, o erro/falha trágico(a) para que a tragédia  deve suceder-se de um acto de ignorância e não de uma falha de carácter, porque desse modo o sujeito não poderia ser considerado um homem bom.
Mariana Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário