A palavra drama na arte pode significar "forma narrativa em que se figura ou imita a acção directa dos indivíduos", "texto em verso ou prosa, escrito para ser encenado" ou mesmo a "encenação desse texto". Por analogia pode ser ainda "qualquer narrativa no âmbito da prosa literária em que haja conflito” podendo ser conto, novela, romance etc., ou mesmo toda a arte dramática. Origina-se na Grécia Antiga significando acção (δράω).
Pode ser usado também no cinema, na televisão, na rádio, significando um texto ficcional, peça teatral ou filme de carácter "sério", não cómico, que apresenta um desenvolvimento de factos e circunstâncias compatíveis com os da vida real.
Na vida quotidiana um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos pode ser um drama, assim como um acontecimento que causa dano, sofrimento, dor.
Aristóteles, em Poética, compara a literatura de sua época, que se originara da forma oral, nos modos narrativo ou épico, dramático e misto. A partir desta análise, teóricos dividiram a literatura nos modos narrativo, dramático e lírico.
Sem comentários:
Enviar um comentário