quarta-feira, 4 de maio de 2011

JUSTIÇA?

    No livro “Alice no pais das maravilhas” existem muitas esquisitices que aparentam ser apenas isso, mas como nem tudo o que parece é, depois da leitura e compreensão da obra podemos observar que as coisas não são tão superficiais quanto isso e que o que está num livro de literatura infantil pode não ser assim tão infantil e inocente, como tal, o tópico que eu escolhi desenvolver foi o conceito de justiça, justamente por despertar alguma curiosidade em termos de relação existente entre conceito de justiça/ exercício de poder e a mentalidade da Alice.
    No livro a ideia de justiça consiste na lei do mais forte e como exemplo disso temos a história do rato e a Fúria (cadela). A cadela acusou o rato dum “crime” que ele nem cometeu, dizendo que seria ela própria que o ia julgar e condenar. A Fúria abusava do poder do seu físico, era bem maior que o rato o que na obra que lemos lhe dava muito mais autoridade para fazer o que ela quisesse e na atitude dela também podemos ver uma certa corrupção.
    Na minha opinião existe uma relação entre o rato e a cadela e a vida da Alice, ou seja, a Alice é uma criança e quando somos pequenos estamos constantemente a ouvir que os adultos é que têm razão, ou que o irmão mais velho é que sabe, talvez tenha sido isso a levar a Alice a sonhar com essa situação do rato, pois ela entrou na pele do dele e viveu toda aquela situação como se fosse com ela.


Sem comentários:

Enviar um comentário