quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Será que a Democracia,em si mesma, e por si só está assegurada pelo acto de votar?

Quando se pensa numa democracia, associamos a um regime político livre onde todos são iguais, onde cada um pode ter a sua opinião, sem ser “castigado por isso” e tem liberdade de escolher a sua orientação politica, podendo assim, votar nesse mesmo partido.
Mas será que o simples acto de irmos até a uma Mesa de voto e votarmos no partido que queremos ver no poder, nos garante a Democracia? Na minha opinião, não.
Um dos motivos para o voto não poder garantir a democracia é por puder haver uma fraude eleitoral, como à pouco tempo aconteceu na Rússia para a eleição do Presidente deste país. Assim, ao haver este tipo de fraude, não pudemos dizer que estamos numa democracia, pois o político que chegou ao poder não foi escolhido livremente nem pela grande maioria da população como seria de esperar.
Outro dos motivos para que na minha opinião, o voto não seja uma forma totalmente segura de assegurar um regime político, é porque, mesmo que a pessoa que tenha subido ao poder, tenha sido escolhida pela grande maioria da população, quer por se identificarem com as suas ideologias políticas quer pelo seu programa eleitoral, isto não quer dizer que esta cumpra aquilo que disse na sua totalidade, como pudemos ver em alguns casos  da nossa actualidade. Assim o político que for eleito, pode não cumprir o que disse, levando a que o povo não se reveja naquela pessoa que está no poder, o que pode levar a diversas manifestações e revoltas.
Concluindo, a principal forma de garantir que uma democracia seja assegurada é que o povo participe activamente nela, quer mostrando o seu agrado ou descontentamento pelas medidas políticas tomadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário