terça-feira, 2 de outubro de 2012

Canto V- Episódio de Fernão Veloso


As estrofes 31-35 do Canto V dos Lusíadas têm como assunto principal uma personagem, Fernão Veloso. Fernão Veloso foi um marinheiro português, que acompanhou Vasco da Gama na viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia.
Nos Lusíadas, este personagem é descrito como aventureiro, fanfarrão e pouco dado a feitos históricos.
Ao atracarem na costa africana, os portugueses fizeram contacto com os nativos. Um Etíope convida Fernão Veloso a conhecer o local, que o acompanha sem qualquer preocupação, ignorando o perigo. «É Veloso no braço confiado, E de arrogante crê que vai seguro». Depressa se arrepende pois é perseguido por um grupo de africanos e vendo-se sozinho e sem ninguém para o ajudar, é forçado a regressar ao navio. «Mais apressado do que fora, vinha.»; «Veloso, sem que alguém lhe ali ajudasse;Acudo eu logo, e enquanto o remo aperto,/Se mostra um bando negro descoberto.»
Quando regressa ao navio, é alvo de chacota por parte dos companheiros por ter entrado terra adentro com tanta confiança. «Começando-se todos a sorrir)-"Ó lá, Veloso amigo, aquele outeiro,/ É melhor de descer que de subir.» Ao que Fernão Veloso responde, procurando manter a sua postura de herói, afirmando que correra à frente dos nativos por se ter lembrado que os seus companheiros estavam ali sem a sua ajuda «- "Sim, é, (responde o ousado aventureiro/Mas quando eu para cá vi tantos vir/ Daqueles cães, depressa um pouco vim,/ Por me lembrar que estáveis cá sem mim».
Este episódio é assim marcado pelo humor e ironia da situação mas também é importante na medida em que expõe a hostilidade com que alguns povos nativos receberam os viajantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário