terça-feira, 2 de outubro de 2012

Canto V, dos Lusiadas

No canto V, dos Lusiadas, Vasco da Gama continua a sua narração ao rei de Melinde. Descreve cuidadosamente a viagem que o levou de lisboa até aquele lugar, dando uma particular importancia a alguns episodios, um desses episódio é o do marinheiro Veloso. Neste episódio, Fernão Veloso, um marinheiro “fanfarão” pouco dado a feitos heroicos mas conhecido pelo seu caracter humuristico e ironico, voluntaria-se para seguir os nativos com o objetivo de descobrir a sua terra. Desta forma e com um ar de confiança “ e de arrogante crê que vai seguro” avança pelo mato sem saber o que vai encontar. Mas passado algum tempo os seus companheiros vêm Veloso correr pelo mato até a praia seguido pelos nativos.
Se não fosse a intervenção de Vasco da Gama e dos seus companheiros, Veloso não teria regressado ao barco, foi já na nau que o lado humorista de Veloso se destacou, respondendo as piadas e risos dos marinheiros com alguma ironia: “ Disse então a Veloso um companheiro (começando-se todos a sorrir):
 _ Oula, Veloso amigo! Aquele outeiro é melhor de descer que se subir!
_  Si, é (responde o ousado aventureiro , mas quando eu para cá vi tantos vir daqueles cães, depressa um pouco vim, por me lembrar que estáveis cá sem mim”

Maria Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário