terça-feira, 16 de outubro de 2012

Relação entre a descrição da Ilha dos Amores e a descrição da Idade do Ouro

Até que ponto é que a descrição da Ilha dos Amores se avizinha/é contaminada pela descrição da Idade de Ouro contida no texto de Ovídio?

Nos cantos IX/X d'Os Lusíadas, é feita a descrição da Ilha dos Amores. Nestes cantos, é relatada a vontade da deusa Vénus em premiar os heróis lusitanos, com um merecido descanso e com prazeres divinos, numa ilha paradisíaca, no meio do oceano, a Ilha dos Amores. Nessa ilha maravilhosa, os marinheiros portugueses podiam encontrar todas as delícias da Natureza e as sedutoras Nereidas, divindades das águas, irmãs de Tétis, com quem se podiam alegrar em jogos amorosos.

Esta descrição que é feita da Ilha dos Amores pode ser relacionada com a descrição da Idade de Ouro da seguinte maneira:

Ora, uma Idade de Ouro é uma época em que um específico povo está no seu auge - no caso dos Portugueses, este foi o tempo áureo dos Descobrimentos. Segundo Ovídio, a Idade de Ouro era isso mesmo -  uma época de imensa glória.

Podemos também relacionar as duas descrições pelo facto de ambas serem utópicas ou pelo menos ideais num ponto de vista actual - Todos vivem em paz e harmonia, não há perigos, apenas glória e perfeição para quem a viveu.

Sem comentários:

Enviar um comentário