segunda-feira, 15 de outubro de 2012




     Até que ponto é que a descrição da Ilha dos Amores se avizinha/é contaminada pela descrição da Idade de Ouro contida no texto de Ovídio?

 No canto IX está presente o episódio da Ilha dos Amores, narrado por Camões, em Os Lusíadas. Neste episódio, os marinheiros portugueses avistam no meio do oceano uma ilha que aparenta estar abandonada, e decidem explorá-la. A ilha é vista como recompensa pelos feitos dos portugueses. Encontram-se ninfas que, seduzem os portugueses a mando de Vénus. Não deixando as ninfas ao inicio apanhar-se com facilidade.
     Já n´As Metamorfoses de Ovídio, estão presentes referências à Idade do Ouro. Era caracterizada pela paz, e segurança. Todos viviam em harmonia; todos eram considerados puros e imortais. Considerado um período de imensa glória.
   
Na minha opinião aquilo que se assemelha à descrição da Idade do Ouro e da Ilha dos Amores é o facto do ser humano ser considerado puro, livre, bom, sensato. Livre de castigos ou leis. Livre de preconceitos e de conceitos como o mal e o errado.

Sem comentários:

Enviar um comentário