terça-feira, 16 de outubro de 2012

Episódio de Leonardo

A história de Leonardo está contida no episódio da Ilha dos Amores nas estrofes 75 a 83 do Canto IX.
Leonardo é descrito n'Os Lusíadas como um soldado bem disposto e cavalheiro mas com má sorte no amor, pertencente à armada de Vasco da Gama.
(Leonardo, soldado bem desposto, Manhoso cavalleiro e namorado, A quem o amor não dera um só desgoto).
Neste episódio notável a forma detalhada como é descrito o seu encontro com a ninfa Efire. Destinado a conseguir alcançar e conquistar Efire, Leonardo desata numa perseguição tal ao mesmo tempo que a ninfa corre pela Ilha. Desesperado e desgostoso, Leonardo suplica a Efire que deixe de correr, pois todas já o fizeram menos ela.
 (Todas de correr cansam, Ninfa pura/ Rendendo-se à vontade do inimigo;).
É na estrofe 81, que Leonardo profere as suas últimas palavras 
(Nesta esperança só te vou seguindo:/Que ou tu não sofrerás o peso dela,/Ou, na virtude de teu gesto lindo,/Lhe mudarás a triste e dura estrela./E, se se lhe mudar, não vás fugindo,/Que Amor te ferirá, gentil donzela,/E tu me esperarás, se Amor te fere;/E, se me esperas, não há mais que espere.), às quais se rende finalmente Efire, deixando-se cair aos seus pés. (Cair se deixa aos pés do vencedor,/Que todo se desfaz em puro amor.)
Já no final da história, Camões decide opinar sobre o sucedido, aconselhando Leonardo, utilizando a o verbo julgar como se fosse imaginar.
Milhor é exprimentá-lo que julgá-lo;
Mas julgue-o quem não pode exprimentá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário