segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Será que a democracia, em si mesma, e por si só está garantida pelo acto de votar?

Nos dias que correm somos bombardeados com mensagens de frustração por parte de um povo que não é valorizado ou levado ao seu total potencial. Um povo que tem como triste fado ser sempre o "último a chegar".
No entanto se havia algo do qual sempre nos poderíamos orgulhar seria dos direitos que tínhamos conquistado, do longo caminho que havíamos percorrido, das mentes revolucionárias a que a nossa pátria deu lar e especialmente do sistema democrático baseado em valores respeitados que buscavam melhorar a vida das gerações futuras, e agora o que se passou?...
Hoje a tão chamada "Democracia" é um sistema desactualizado que perdeu o rumo, longe ficaram os dias em que os interesses que se buscavam conquistar eram os do povo.
Será que a democracia, em si mesma, e por si só está garantida pelo acto de votar? Sim talvez legalmente, mas simbolicamente os valores estão perdidos. E se uma democracia deixa de ser uma verdadeira democracia, nada está garantido.
Antigamente a política era um serviço hoje é um estatuto de poder e superioridade na qual as promessas eleitorais se perdem ao longo do caminho.
Qual a solução? Pois infelizmente como o resto do mundo não sei.... Mas sei que não podemos olhar para o telejornal todas as noite passivamente para o que se sucede enquanto retrocedemos no tempo como sociedade. Há que tomar um papel activo na vida política e especialmente levar o voto como algo sério porque realmente o é, a abstenção tem de diminuir, as pessoas tem de mostrar que o povo não existe graças ao governo mas sim que o governo existe graças ao povo. 
No meio de tudo isto algo consigo presumir: se queremos uma democracia que nos "sirva" temos de estar prontos para representar o papel de uma sociedade à altura. 

Andreia Rosa 

Sem comentários:

Enviar um comentário