sábado, 13 de outubro de 2012

Canto IX - episódio de Leonardo




É no canto IX, que os portugueses chegam a ilha dos Amores, aqui Camões dá liberdade as paixões e aos desejos, descreve a ilha como um local paradisíaco que fora preparado pela deusa Vénus. É espantoso o cenário com que se deparam os marinheiros, onde havia todo o tipo de árvores e frutos onde a água era abundante e principalmente onde se encontravam as ninfas apaixonadas e instruídas por Vénus.  
Os marinheiros entram pelo mato, pensando que terão possibilidade de caçar, as ninfas fogem ensinadas por Vénus, sabem bem que, fazendo-se esquivas, atrairão ainda mais os marinheiros, mas pouco a pouco, vão se deixando agarrar, sorrindo e soltando gritinhos de susto. Leonardo, o símbolo do português infeliz nos amores,  homem com experiência no amor e que já tantas vezes sofrera males de amor. Leonardo suplica á sua ninfa que não lhe fuja, pois esta cansado de sofrer esta movida pela compaixão e palas palavras "bonitas" de Leonardo, realiza o desejo do seu "caçador", deixando-se agarrar. 


“ O ‘formosura indigna de aspereza
Pois desta vida te concebo a palma
Espero um corpo de quem levas a alma! “ (est.79)


As Nereidas deixam-se apanhar e toda a floresta murmura, mergulhando em amor e prazer. O poeta não descreve mais nada, este diz que é melhor experimentar o amor e quem não o puder fazer, então que o imagine.


“Melhor é experimenta-lo que julga-lo:
Mas julgue-o, quem não pode experimenta-lo” (est.83)



Sem comentários:

Enviar um comentário