quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Episódio de Leonardo e Valor Simbólico do Casamento

Episódio de Leonardo:

A história de Leonardo está contido nas estrofes 75 a 83 no canto IX, episódio da Ilha dos Amores.
Leonardo é caracterizado como um corajoso soldado com espírito alegre que acreditava ter má fortuna no amor.
Neste episódio podemos destacar como personagens Leonardo e Efire, a ninfa que lhe havia sido atribuída sendo a mais "complicada" de alcançar. Quando Eifre nota que Leonardo se apercebe da sua presença, foge. Aqui desenrola-se uma perseguição, onde Leonardo suplica a Efire que pare. A ninfa rejeita os seus pedidos e Leonardo apercebe-se que lhe é impossível não lhe ser cortês, pois Efire é o ser mais belo que alguma vez imaginou ver. Através do seu discurso apaixonada e até desesperado, Efire rende-se tal como as outras ninfas.

"Cair se deixa aos pés do vencedor,
Que todo se desfaz em puro amor."

Assim Leonardo, através da partilha de intensos momentos com Efire, consegue ultrapassar as desavenças amorosas do passado.
Neste episódio temos claras características do amor sensual, à primeira vista, repleto de desejo que no entanto mais à frente se acaba por transcender e interligar com o amor espiritual. No fim do episódio Leonardo começa a ter desejos de casamento e de companhia eterna, a partilhar com Efire.

Valor Simbólico do Casamento:

Neste episódio vemos que o início das relações entre as ninfas e os marinheiro era puramente físico e sensual onde ambos encantados por desejo se entregavam ao amor intenso. No entanto através do acto sexual, da satisfação e entrega começa a desencadear-se uma passagem do amor sensual para o amor espiritual. Após o acto sexual existe uma transcendência, pois a supra-entidade presente, O Amor, domina o coração dos marinheiros elevando os seus espíritos e interligando o sensual com o espiritual.
Neste episódio podemos concluir então que existe um redimensionamento do amor sendo que passa para além do sensual e espiritual chegando ao Mítico.
O casamento aparece neste episódio como uma parte integrante da dimensão mítica do amor e ainda como um objectivo dos marinheiros.
No episódio de Leonardo os verdadeiros vencedores são Leonardo e a entidade do Amor.

Andreia Rosa nº2 12ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário