segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Será que a democarcia está grantida pelo ato de votar?

O simples ato de conquistar não assegura a preservação de uma nova aquisição (“ What got us here, won’t take us here”, citando)  É sempre necessário algum trabalho de manutenção para evitar a decadência e desatualização. O mesmo se passa com o progresso histórico e especialmente político. As regalias populares alcançadas com as revoluções liberais não são perenes, não sendo, o ato de votar, garantía da democracia.

Para o poder de tomar importantes decisões políticas estar com os cidadões, mote que define democracia, não basta apenas a escolha dos representantes residir no voto. O sufrágio universal e secreto é o principal pilar da democracia atual, mas outra participação política complementar é necessária, especialmente em tempos de crise e desconcordância.

Independentemente da forma como chegaram ao poder, se os governantes tomarem decisões em seu favor, desvalorizando o bem do povo e da nação, corroem a democracia,  que garante a liberdade de cada indivíduo, assegura a justiça social e equilibra a operacionalidade de uma sociedade.

Para evitar o usurpamento e o mau uso do poder político é necessário que cada cidadão tenha uma atitude cívica, participando políticamente ativa e passivamente, utilizando os seus direitos de acesso à informação, livre-expressão, reunião e manifestação. Somente assim é possível a vontade das massas ser ouvida pelos seus representantes, assegurando assim a democracia.

 

 


(Estava a ouvir esta música e achei que até tinha a ver)
Sofia David

Sem comentários:

Enviar um comentário