quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas

A acção decorre em França, nos tempos de Napoleão. A historia centra-se em Edmond Dantés, um jovem marinheiro que aspira ser promovido a capitão e casar com Mercedès. Infelizmente existem duas pessoas que desejam o seu insucesso: Danglars, que quer ser capitão e Fernand que está apaixonado por Mercedès, sua prima. Os dois rivais decidem escrever uma carta de acusação contra Edmond, por colaborar com o exilado imperador Napoleão e enviam-na para as autoridades.O vizinho de Edmond, Caderousse, ouve a conversa mas a cobardia impede-o de agir e ajudar Edmond quando este fica em apuros.Quando é preso, Edmond é levado á presença do assistente de Juiz, Monsieur Villefort (filho do destinatário da carta que Edmond foi buscar à Ilha de Elba, a mesma que originou a sua prisão).A principio,Villefort simpatiza com Edmond e promete ajudar,mas quando descobre que o seu pai está envolvido num plano para assassinar o Rei, decide enviar Edmond para a prisão de If,para ninguem o voltar a ver. Passam quinze anos até Edmond conseguri fugir da prisão, nesse tempo conhece o Abade Faria, um estranho idoso, que se converte num segundo pai e melhor amigo de Edmond. O Abade concede a Edmond um mapa com um tesouro e ensina-lhe línguas, matemática, fisica e outras disciplinas que virão a provar-se uteis no futuro. Juntos planearam fugir da prisão, mas uma vez que a idade não perdoa, o Abade Faria faleceu, antes de conseguirem concretizar o plano. Uma vez fora da prisão, Edmond reinventa-se e converte-se em três personagens: Abade Busini, Lorde Wilmore e Conde de Monte Cristo.O seu objectivo é vingar-se daqueles que o encarceraram, mas primeiro tem que se infiltrar na sociedade. Danglars é agora Barão e banqueiro,um dos mais importantes de Paris. Fernand é Conde de Morcef e casado com Mercedès com quem teve um filho, Albert. Villefort é juiz do Rei e Caderousse converteu-se num depravado ladrão. O seu charme, exotismo e dinheiro que ganhou graças a informações do Abade ganham a Edmond um lugar na aristocracia Parisiense onde se move e planeia a sua vingança.
O tópico central deste livro é a vingança e os limites da justiça humana, existindo também presentes sentimentos como o ódio, a solidão, a extrema felicidade e a absoluta tristeza.
Penso que de certa forma é possível relacionar este livro com o livro "Alice no País das Maravilhas". Ambos tratam, um mais do que o outro, do tema justiça. Na obra "Conde de Monte Cristo"  no caso de Edmond, pois foi-lhe armada uma cilada e dessa forma foi preso injustamente, visto que não tinha feito nada de errado. Na "Alice no País das Maravilhas" temos injustiça no que toca ao facto da Rainha mandar decapitar os seus servos por razões sem sentido, como pintar as rosas de cor errada.
Daquilo que li deste livro posso concluir diferentes pontos de vista e diferentes ideias acerca de justiça. O mundo é feito de injustiças e por vezes nada podemos fazer para mudar, o que não se aplica a Edmond, a personagem principal deste livro, que após 15 anos na prisão, decide fazer justiça pelas próprias mãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário