segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Impressões de Viagem: Viajar


Se na vida existe felicidade proveniente das mais simples coisas neste universo então meus caros amigos viajar é o ex-lime desses prazeres.
Viajar é conhecer, experimentar, saborear e sentir tudo aquilo que este mundo tem para oferecer. Para os mais excêntricos é necessário viajar horas de avião para se sentir prazer, para mim, bem, para mim basta entrar no carro e viajar poucos minutos para sentir algo ainda mais superior.
Porque neste nosso pequeno e agridoce recanto a que chamamos Portugal podemos encontrar tanta diversidade, um autêntico buffet à total descrição do consumidor dos mais variados costumes, sabores e tradições que podeis imaginar.
Desde o Minho alegre e frio ao Algarve afectuoso e quente e as nossas tão invejadas ilhas. Somos a prova viva que o tamanho não importa, mas sim o talento e os tesouros que contemos em nós mesmos.
Parece um discurso típico do regime salazarista, bem, se calhar mas não lhe retira valor nem espero que acrescente ênfase. Temos de ter orgulho naquilo que somos, e para que esse orgulho exista, temos de nos conhecer a nós.
A viagem fez-se com um enorme à vontade, não se sentiu de modo algum os olhos pesados dos professores sobre as nossas limpas e puras actividades e atitudes …
Mas mais que todo o conceito de lazer que a viagem engloba é conhecer o próximo que viaja connosco. Ouvi grandes histórias e experiências de vida de colegas a qual tenho o maior prazer de denomina-los de amigos. Esta viagem não só descobri um local, como descobri os meus amigos mas sobretudo descubro-me a mim mesmo em cada viagem. Sei que parece lamechas e exagerado, talvez. Mas verdade seja dita, eu não me sinto mais feliz se não a viajar.
 Ao divagar por Santarém com meias conversas totalmente desenquadradas mas interessantes, reparei em tantas paisagens que se entendem por um horizonte quase infinito que inspira qualquer um. Com as suas muralhas agrestes e as suas igrejas que atribuem um sentimento de divindade e fé merecidas de tal cidade, Santarém é uma autêntica cidade do Olimpo esculpida pela força do homem e os elementos da natureza.
Nenhuma viagem termina com tristeza ou arrependimento, mas com uma mão cheia de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário