quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

'Ficções' Jorge Luís Borges

'Ficções' é uma compilação de contos e narrativas que se divide em duas partes. O conto que mais me agradou foi o do ‘ Jardim dos Caminhos que se bifurcam’.
Esta história trata um relato policial, ocorrente durante a 1º Guerra Mundial. A personagem principal é Yu Tsun. Este vive na China mas é espião que tem como missão dizer ao seu país natal, a Alemanha, a cidade que eles têm de atacar. Assim a personagem principal faz um plano de maneira a conseguir dizer o nome da cidade ao seu chefe sem que seja apanhado pelas autoridades no país onde ele se situa. Assim ele decide fugir e procurar a única pessoa que podia transmitir o nome da cidade. Assim ele foge e vai para uma pequena aldeia onde habita esse senhor. Ao ir para lá, dá por si a pensar num antepassado seu, que renunciou toda a sua fama e carreira para fazer um livro e um labirinto. Segundo o seu antepassado, ele queria ser capaz de fazer um labirinto onde todos os homens se perdessem. Mas até aquela altura nunca se tinha descoberto o livro, nem o labirinto. Depois de muito andar, Yo tsun chega a casa do senhor, que se chamada Albert. Este, ao vê-lo, perguntou lhe se ele queria ver o jardim dos caminhos que se bifurcam, Yu tsun ficou espantado e disse que esse era o labirinto do seu antepassado. Albert conta-lhe a história do jardim e do seu antepassado.

No final do conto, a personagem principal acaba por matar Albert, saindo no jornal a noticia. Assim a Alemanha percebeu que a cidade que eles deveriam atacar tinha por nome ’Albert’, sendo o assassinato apenas um enigma.
O mote desde conto está no projecto de Tsui pen, o antepassado. Este tinha o objectivo de criar um livro e um labirinto que na verdade eram apenas um objecto,este era um romance caótico que sugeria uma bifurcação no tempo, e não no espaço, ou seja. Na nossa realidade, em que tudo acontece de uma forma linear, de forma lógica e racional, num acontecimento normal , quando o homem , perante varias opções escolhe uma, elimina todas as outras opções, mas segundo tsui pen, o homem perante várias opções opta simultaneamente por todas criando assim várias dimensões divergentes, convergentes e paralelas, resultantes das varias opções. Assim são criados diversos futuros em que todas alternativas podem ocorrer, sendo o ponto inicial para outras bifurcações. Transcrevo do livro:
'Em todas as ficções, cada vez que um homem se defronta com diversas alternativas, opta por uma e elimina as outras; na do quase inextricável Ts’ui Pen, opta — simultaneamente — por todas. Cria, assim, diversos futuros, diversos tempos, que também proliferam e se bifurcam’.
Este livro remete-nos para a importância que cada escolha tem, cada escolha tem consequências positivas  e negativas, sendo assim importante a deliberação em cada escolha. Se o labirinto de Tsui Pen fosse possivel, a deliberação não existiria , tirando a importância de cada escolha.

Sem comentários:

Enviar um comentário