sábado, 8 de outubro de 2011

A seguança e a policia

É nestes dias de crise e de pouca segurança, que o cidadão se questiona da acção da polícia. Não é preciso ser especialista em segurança pública para perceber que o crime atingiu níveis insuportáveis. Hoje, as vítimas de violência têm a sensação quase de alívio quando, num assalto, perdem a carteira ou o carro - e não a vida. Nos jornais lê-se regularmente, homens que são detidos por crimes efectuados, sendo presentes no tribunal saindo com medidas de coação “TIR”, termo de identidade e residência, o que não é mais do que a confirmação da sua morada. Nesta situação da não imputabilidade (responsabilidade) da justiça cada vez há mais crime, deixando um clima de grande insegurança no país.
A segurança é, juntamente com a educação, e a saúde, um dos pilares fundamentais de sustentação da sociedade
A autoridade esta relacionada com o medo, sem ele não há respeito. Mesmo em 1958 a policia tinha melhores condições, e eram tomados como homens sérios, prezados e venerados, enquanto agora são sempre os culpados pela injustiça, ou pela libertação de criminosos. Todavia nos dias de hoje, a polícia é sujeita a leis que os impedem de praticar o seu trabalho, deixando-os constrangidos a críticas. Como por exemplo a proibição da entrada da polícia nas residências, mesmo sabendo que os cidadãos correm perigo, leis deste tipo são alvos de comentários dando a polícia uma imagem degredada. Um dos responsáveis pala mudança da imagem da polícia são os midia, uma vez que dão um grande destaque a noticias em que os polícias foram negligentes, ignoram-no actos policiais bem sucedidos. São também estes que destorcem grande parte das notícias que passam para o publicou.       
O assunto das leis é seriamente protegido pelo governo, que alterna a seu agrado as leis, dando uma vantagem sobre os criminosos, concedendo mais confiança, sabendo que de certo modo há sempre maneira de virar a lei para seu lado. As leis actuais em actuação em Portugal dão ao criminoso muitos direitos e nenhuns deveres. Como o famoso caso da CASA PIA, onde alteraram o Código de Processo Penal, para beneficio próprio. Mas ao concretizarem esta mudança libertaram criminosos perigosos. Todavia os que se encontram na prisão contêm todas as regalias e benefícios que não deveriam ter. Por exemplo, possuírem certos materiais que muitos portugueses não desfrutam, como televisão, ginásio, …alem de receberem um montante monetário referente aos dias, ou anos que foram condenados. As vítimas dos seus crimes maioritariamente não têm sequer dinheiro para se alimentarem. 
Ao longo dos anos a policia tem sido desvalorizada, perdendo meios materiais e humanos entre as forças de segurança. De 2 em 2 anos são adquiridos novos carros, mas são para a segurança do governo e não para a segurança da população em geral. Todos os anos se reformam centenas de policias, porem nem todos os anos formam novos agentes, resumindo cada vez há menos policias. Face ao exposto não há duvida que Portugal protege mais o “criminoso”. No nosso país a segurança não é grande prioridade para o estado, visto que a polícia apesar de andar com armas não as pode usar, para o bem da comunidade, e no caso de se servir dela é acusado de homicida, é o caso de polícias que em serviço para salvaguardar a vida de terceiros, serviram-se da arma, encontrando-se em prisão. Então quem usa a arma para impedir um crime, é considerado perigoso, e é preso, mas quem usa a arma para assaltar um banco, ou uma pessoa é considerado demasiado “psicopata” para ir para a prisão. 
Em actos criminosos violentos, em que um homem é morto a sangue frio, o culpado pode dar a desculpa de um acto de loucura, demência ou passional.
Os infractores justificam seus crimes bárbaros, com naturalidade, culpando as condições em que foram criados pelos seus familiares. No entanto, existem pessoas de famílias humildes, que mesmo com a criação “livre” que tiveram, tornaram-se dignas e trabalhadoras. As soluções para tentar diminuir a espiral da brutalidade também podem ser encontradas no exterior. Criado em 1993, o projecto de Tolerância Zero, da prefeitura de Nova York, tinha desde o início o objectivo de combater os violentos crimes de homicídio por tráfico de drogas. Descobriu-se que o furto de veículos, um crime mais leve, tinha relação directa com os assassinatos. Combatendo-se o furto, caía também o número de mortes. Assim feito, ao mesmo tempo que uma limpeza nas delegacias eliminou centenas de policiais corruptos. São medidas que, em Portugal, ainda estão no campo da discussão. Quando finalmente se decidir pela acção, talvez já seja tarde. Por enquanto, a sociedade se pergunta, perplexa, como pode uma parte dela comportar-se de modo tão bárbaro.
Em concluso quanto menos autoridade a policia tiver, mais crimes irão decorrer. Numa sociedade tão desenvolvida é pena que se tenha perdido o seu respeito e autoridade pela polícia, sendo os maiores responsáveis aqueles que nos governam.   


Sem comentários:

Enviar um comentário