domingo, 5 de dezembro de 2010

Apresentação Oral

Critica de Cinema
A crítica de cinema é um texto jornalistico que apresenta, analisa e avalia os filmes, numa dimensão informativa e valorativa. Este artigo deve ser escrito por um especialista desta área (cinema).
A avaliação da obra incide sobre os aspectos que o crítico acha positivos e sobre os aspectos que este acha negativos. A sua opinião é totalmente pessoal e subjectiva.
Além deste subgénero de crítica pode haver a crítica literária, gastronómica, de arte, etc.
Estrutura
O artigo de critica tem um título e organiza-se em 3 partes:
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
É no desenvolvimento que o crítico apresenta e justifica a sua avaliação, dizendo os aspectos que considera positivos e negativos na obra.
Conteúdo
Centra-se em elementos do filme como os temas e ideias da obra, a construção do enredo, o desempenho dos actores, a reconstituição de uma época, a "fotografia" do filme, o guarda-roupa, os efeitos especiais, a banda sonora, cenas bem ou mal construídas, entre outros.
Características da Linguagem
A linguagem utilizada é caracterizada pelas opiniões pessoais do critico, podendo ele recorrer à ironia, ao subentendido e à metáfora na construção da argumentação, mas a sua linguagem deve ser clara e os termos técnicos acessíveis ao leitor.


Mafalda Vilhais

Sem comentários:

Enviar um comentário