terça-feira, 15 de março de 2011

Justiça ao Rato



Na história do Rato, no capítulo 3 (A Corrida Presidencial e uma História Comprida) do livro “Alice no País das Maravilhas”, foi nos pedido que encontrássemos uma noção de Justiça. Não há muito que se retire deste curto trecho em forma de cauda, pois, passe a redundância, é curto, e algo confuso.1
Este trecho fala-nos de duas personagens, a Fúria e o Rato. A Fúria, sem razão aparente, quer levar o Rato a tribunal, e quando este diz que um tribunal sem as pessoas que o fazer é um gasto de latim, esta diz que será juiz e jurado, apenas para atingir o seu fim, condenar o Rato à morte. Isto demonstra-nos uma certa corrupção, no modo em que a Fúria sente-se no poder de ser os dois poderes em causa num tribunal, apenas para condenar o Rato à morte. Não é justo algo ou alguém ter o poder todo apenas para servir os seus próprios interesses, especialmente se esses interesses forem condenar alguém a algo.
Mas afinal o que é a Justiça? O dicionário nos diz:
1.Princípio moral que exige conduta justa, com respeito ao direito e à equidade.
2. Conformidade a esse princípio, manifestado em actos ou comportamentos.
3. Respeito ao direito de cada um.
4.Carácter do que é justo, imparcial.
5. Instituição ou conjunto de instituições que exercem um poder jurisdicional.
6. Conjunto de todas as pessoas encarregadas de aplicar as leis; autoridade judicial.
                E isso é algo que não vemos neste trecho. O Rato está no seu direito e não está a ser respeitado, e com certeza que o júri do caso não é imparcial, pois este é o próprio acusador. Termino dizendo que situações destas acontecem nos dias de hoje. A Justiça devia ser um valor inerente à sociedade em que vivemos, mas dificilmente a encontramos em certas situações.





1 Uma curiosidade. Este trecho está em forma de cauda devido a um trocadilho que se perde na tradução. No original, diz “a long and sad tale” que Alice compreende como sendo “a long and sad tail”. Tale=conto, tail=cauda. Por isso, a história do Rato está em forma de cauda.

Sem comentários:

Enviar um comentário