terça-feira, 23 de novembro de 2010

Comentário

O texto apresentado fala-nos de uma imagem que criamos de nós mesmos. No entanto no início do texto vemos apresentada uma pergunta, 'E a nossa própria imagem não somos nós num efeito quimérico de luz?',ou seja, mas será que essa imagem somos realmente nós ou será um efeito quimérico, (entendendo quimérico como uma ilusão, uma utopia), pergunta o autor.
Na minha opinião podemos comparar a imagem de uma pessoa com um livro enganoso, por fora pode parecer uma bela história cheia de risos, amor, amizade que todos invejamos e desejamos ser mas que na realidade está coberta de promessas por cumprir, lágrimas e paixões não correspondidas.
Com isto não tento dizer que as pessoas nos tentam enganar dando-nos uma imagem diferente por qualquer razão mas quero na realidade distinguir o reflexo da reflexão, o que somos do que parecemos ser. Pois ninguém é perfeito, ninguém é claro como água, ninguém dá tudo de si, bom ou mau e espera uma resposta sem receios.
Todos temos faltas, defeitos e erros. Mas isso é comum, logo, quem poderá dizer que a sua reflexão é uma realidade de si sem enganos? Nunca a nossa reflexão é totalmente verdade por isso o autor refere o efeito quimérico que nos atinge a todos, essa ilusão superficial que damos ao outros na nossa reflexão.
Este efeito é inevitável é como uma dor de cabeça que nunca passa ou como um pensamento de nos domina de dentro de nós para o exterior.
Podemos então admitir que a nossa reflexão, o que damos aos outros, pode ser um ilusão tão perfeita como a mais bela obra de arte que começa a ser criada dentro de nós até crescer tal como as plantas que constituem a flora ou os animais que constituem a fauna que acabam por se projectar aos outros tudo o que criamos no nosso mais íntimo.
Será que existe então alguém que não mantenha a sua reflexão como uma utopia ou será que todos nos iludimos a nós e aos outros?

Andreia Rosa

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto da Andreia e das perguntas que ela fez no final, pois a partir destas podemos retirar mais informação, completando o que já sabemos.
    Acho que era uma boa ideia se reflectissemos sobre estas perguntas e fizessemos um debate.

    ResponderEliminar