quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mito de Narciso
Narciso era um jovem que possuía uma beleza natural, muito diferente de todos os outros. Já desde criança que fora abençoado com esse “dom”. No dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias profetizou que Narciso teria uma vida longa desde que nunca contemplasse a sua imagem. No entanto, quando atingiu a juventude, a sua beleza atraiu inúmeras raparigas, rapazes e até ninfas, incluindo Eco. Esta não foi correspondida e por esse mesmo motivo, ficou desesperada, retirando-se para morrer sozinha. Mas antes, pediu à Deusa Nemésis para a vingar. Muitos mais foram desprezados e lançaram-lhe uma maldição: que embora, pudesse amar alguém, não podia possuir o objecto do seu amor.
Como prometido, a Deusa Nemésis, vingou Eco. Durante uma caçada, Narciso fez uma pausa junto a uma fonte de águas claras e vendo o seu reflexo, pensou que estava a observar outro ser. Ficou imobilizado e nunca mais conseguiu afastar os olhos daquela imagem, a sua imagem. Apaixonado por si próprio, Narciso mergulhou os seus braços na água para abraçar a imagem que não parava de se desviar. Ao fim de algum tempo, acabou por perceber que era ele mesmo o objecto do seu amor, torturando-se por esse desejo impossível. Ao chorar por não poder capturar a imagem, as suas lágrimas turvaram o lago e fizeram desaparecer a sua imagem naquela água perturbada. Desesperado, ficou a contemplar-se até morrer.
Enquanto as Dríades preparavam o seu funeral encontraram uma flor de centro amarela com pétalas brancas, em vez do corpo, que em sua honra se passou a chamar Narciso.
Podemos concluir que este mito alerta as pessoas sobre o excesso de vaidade, cujo resultado, neste caso, é a morte. No entanto, Narciso também afasta tudo aquilo que não é o seu reflexo e espalha a dor e o sofrimento entre as ninfas que se apaixonam por ele. Por estar cego pela sua própria beleza, despreza a realidade ao seu redor.
Podemos dizer que o ser humano necessita de se auto-endeusar e enquanto, procura esse prestígio adverte-se a si mesmo. O narcisista tem como objectivo rebaixar todos à sua volta, de modo a poder valorizar-se, aumentado o seu ego. É essa auto-adoração que o leva muitas vezes à crueldade, pois a imagem que criou de si próprio, não passa de um mito.
                                                                                                                  
Madalena Resende

1 comentário:

  1. O facto de algumas, ainda poucas pessoas, estarem a fazer deste blogue um espaço de publicação dos seus textos, vem ao encontro do propósito inicial da sua construção. Fico contente por isso. O exercício de elaboração de textos é um trabalho importante que requer paciência, pois os seus resultados só se tornam mais visíveis com o passar do tempo.

    ResponderEliminar