domingo, 20 de fevereiro de 2011

O que é a poesia?

Para mim a poesia é mais que rimar, é mais que ter a capacidade de juntar palavras que por coincidência soem bem, (até porque nunca tive grandes competências nessa área). Para mim poesia é a arte de transmitir os sentimentos de maneira diferente, ou seja, a poesia para ser poesia nunca deve ser óbvia deve sempre requerer interpretação e compreensão.
Na minha experiência, cada leitura de um poema deve relembrar-nos de algo, um sítio, um sentimento, um tempo. Logo para mim os melhores poetas são os que têm a capacidade de pegar nesse lugar ou época e torná-los eternos nesse poema, pois cada pessoa que ler esse pedaço de poesia se vai relembrar e associar uma memória ao mesmo.
Para mim a poesia é então uma janela para as lembranças do passado, para o que enfrentamos no dia-a-dia e para o que poderá suceder no futuro, no entanto, a Poesia pode ser tanto mais.
Sempre que me pediam para escrever um poema nas aulas era um martírio pois existe tanto sobre o que podemos escrever e relatar que essa liberdade chega a ser limitante e assustadora. No entanto devemos assumir a Poesia como uma arte que nos dá a liberdade, que é imortal e é diferente para cada um de nós. E é isso mesmo que a torna bela, o facto de que quando cada um de nós lê um verso imediatamente vemos, ouvimos e sentimos algo diferente.

Andreia Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário