quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Resumo da aula passada, 17 de Fevereiro

Na passada aula do dia 17 de Fevereiro, a aula teve como tema central a existência das pessoas e a consciência das crianças. Estes dois temas, surgiram devido ao triplo homicidio que ocorreu em Beja, onde um homem matou a sua mulher, filha e neta à catanada.
Relacionamos a noticia do homicidio com o tema da existência das pessoas, pois ao ouvirmos esta noticia pensamos se o sujeito que cometeu este crime pode mesmo ser considerado uma pessoa, como nós. Chegamos à conclusão que este homem pode ser considerado uma pessoa como nós e que quando nascemos todos nós temos instintos básicos, ou seja, a nossa face mais selvagem, mas ao longo da nossa vida nós vamos aprendendo a controlá-la com a ajuda da sociedade que nos envolve, esta face nunca é completamente esquecida, apenas controlada, mas em certos casos esta faz-se notar de uma forma mais explícita, como foi o caso deste homem.
Quanto ao tema da consciência das crianças, haviam duas posições, uma que defendia que estas não tinham consciência dos seus actos e que algumas das suas atitutes não eram feitas por mal, outra que dizia que todas as crianças nascem más, mas que ao longo da sua vida vão controlando este seu lado.
Na minha opinião, todas as crianças nascem más e tem consciência das suas atitudes, mas ao longo da sua vida vão aprendendo que este seu lado não pode ser usado no seu dia-a-dia, que tem de ser posto de lado e que o devem controlar.

Sem comentários:

Enviar um comentário