domingo, 16 de janeiro de 2011

"Esparsa Sua Ao Desconcerto Do Mundo"

Camões tinha uma certa sensação de desconcerto no mundo. Tudo está ao contrário. Os maus é que estão bem, os bons estão mal. Isto pode ser visto noutro poema do mesmo, um soneto, “Verdade, Amor, Razão, Merecimento”.
Na primeira metade do poema, encontramos o que Camões nos demonstra ser o desconcerto do mundo:
“Os bons vi sempre passar/No mundo graves tormentos/E para mais me espantar/Os maus vi sempre nadar/Em mares de contentamentos.” 
Os efeitos estão trocados, daí o desconcerto. Enquanto que os bons, ao serem benevolentes, serem seres que praticam o bem, mereceriam os tais mares de contentamentos de que o poema fala, mas ao serem benevolentes e essencialmente bons, estes passam por graves tormentos. Ao invés, os maus, seres cruéis, que praticam o mal ou acções maléficas, recebem lucros e contentamentos em vez de serem castigados ou repudiados pelas suas acções. O bem e o mal são dois conceitos opostos que teriam repercussões adequadas, mas em vez disso, o mundo está desconcertado.
Ao compreender isto, o poeta foi experimentar o mal, esperando ter bons resultados como os maus, mas ao ser bom, o facto de ter “practicado” o mal causou reacções no seu meio envolvente, pois provavelmente o meio envolvente não o reconhecia como um ser mau e para a acção não se repetir, o poeta foi castigado.  Para as suas acções, o a ordem do mundo está correcta, mas o efeito que se fez sentir não era o desejado, pois o poeta queria livrar se dos tais tormentos, e o que fez, foi arranjar mais.


Verdade, Amor, Razão, Merecimento,

Verdade, Amor, Razão, Merecimento
Qualquer alma farão segura e forte;
Porém, Fortuna, Caso, Tempo e Sorte
Têm do confuso mundo o regimento.

Efeitos mil revolve o pensamento,
E não sabe a que causa se reporte;
Mas sabe que o que é mais que vida e morte,
Que não o alcança o humano entendimento.

Doutos varões darão razões subidas;
Mas são experiências mais provadas,
E por isso é melhor ter muito visto.

Cousas há i que passam sem ser cridas
E cousas cridas há sem ser passadas...
Mas o melhor de tudo é crer em Cristo.

Rui Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário