segunda-feira, 9 de abril de 2012

Porquê andar nas Guias e nos Escuteiros?


      Associação de Guias de Portugal e Corpo Nacional de Escutas, duas entidades que educam crianças e jovens. O escutismo e o guidismo são movimentos mundiais, não políticos, abertos a todos os jovens. Estes movimentos têm várias vertentes: AGP – Associação de Guias de Portugal; CNE – Corpo Nacional de Escutas; AEP – Associação de Escuteiros de Portugal. As Guias é uma vertente de escutismo só para raparigas e não tem nenhuma religião obrigatória mas tem bases católicas; os CNE é um tipo de escutismo católico que pode ser marítimo ou não e é para raparigas e rapazes; por último, os AEP não são católicos e é para raparigas e rapazes.
            Pertencer a estas associações é uma mais-valia para qualquer jovem. Estas entidades contribuem para a formação dos jovens através de uma pedagogia activa baseada no jogo e promove ainda vivência de valores fundamentais. Estas associações ensinam os jovens a viver em grupo, a viver ao ar livre, a ter sentido de responsabilidade e a superar desafios. Muitas vezes pensamos que as guias podem ser melhores ou piores que os escuteiros mas os dois movimentos foram fundados pelas mesmas pessoas e com o mesmo objectivo: proporcionar aos jovens a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãos universais e responsáveis. Qual quer pessoa que tenha pertencido a estas associações é uma pessoa diferente, é uma pessoa que aprendeu a partilhar e a ser solidária, a estar no campo e a desenrascar-se com o que tem, e a lidar com os desafios do dia-a-dia de uma maneira diferente. Se estas associações são boas para os jovens porque não entrar nesta aventura?
            Na minha opinião estes movimentos são bons para a educação de qualquer pessoa e contribuem para o crescimento e desenvolvimento pessoal. 

                

Sem comentários:

Enviar um comentário