sábado, 17 de dezembro de 2011

Sonho de Uma Noite de Verão

 Sonho de Uma Noite de Verão- Shakespeare        

Excerto:

“TITÂNIA – Peço-lhe gentil mortal, canta novamente. Tanto
meus ouvidos estão apaixonados por sua voz, quanto meus
olhos cativos pela tua forma, e a força do teu brilhante mérito
me obriga a dizer-te, a jurar-te que te amo.

NOVELO – Creio, senhora, que tendes bem pouco motivo
para isso. Porém, para dizer a verdade, nos tempos em que
vivemos, a razão e o amor raras vezes estão juntos.”          

Como podemos observar, este excerto demonstra-nos que esta história aborda muito o tema do amor no mundo dos sonhos. Esta história situa-se numa floresta próxima de Atenas.
Este exemplo é a paixão de Titânia, a rainha das fadas, por Novelo, um artesão ignorante com uma cabeça de burro. Este amor existia devido a uma poção mágica de Oberon, marido de Titânia, que desejava vingar-se da mulher.
Hoje em dia não observamos muito o facto de uma pessoa de classe alta se apaixonar por uma pessoa de classe inferior. Não é que não seja possível, mas infelizmente as pessoas ligam muito à aparência e não se limitam a apaixonarem-se pelo que a pessoa realmente é. Preocupam-se mais com o que mostram as pessoas e não ao que realmente sentem.
No excerto deparamo-nos com esta situação, pois Titânia está apaixonada por Novelo, mas apenas devido a uma poção mágica, e se isso não acontecesse, se calhar Titânia não se apaixonaria por Novelo.
O livro tem uma dimensão muito fantasiosa que apela o sonho, por vezes o sonho do amor não é real, por vezes a imagem nublada de alguém. O sonho muda a vida de todos e aqui o amor de Titânia e Novelo é afectado por essa dimensão.
Gostei muito de ler este livro pois leva-nos mais ao mundo da fantasia, deixando o mundo real que hoje em dia não e muito bom para a maioria das pessoas. Acho que é sempre bom fugirmos da realidade e imaginarmos tudo como nós queremos, sentirmo-nos no mundo em que queremos e não no que realmente pertencemos.
Esta história ajuda-nos a ter a noção de certas coisas e ao mesmo tempo abre-nos a imaginação para muitas outras coisas.
Shakespeare tem livros muito interessantes, que cativam a atenção dos leitores através das suas histórias cativantes e divertidas como esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário